CAMPEONATO REGIONAL DE CAPOEIRA ACONTECE NESTE DOMINGO EM LAVRAS

Neste domingo dia 8 de abril, será realizado em Lavras a disputa do Campeonato Regional de Capoeira. Os participantes de capoeira se encontrarão na quadra poliesportiva da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (Selt). O evento é uma organização e promoção do Programa Sócio Educativo da Capoeira, da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Governo Municipal de Lavras. Também conta com apoio dos grupos Tradição coordenado por Evandro Oliveira Miranda (Mestre Grilo) e Mateus Domingos do Capoeirat. As competições acontece de acordo com a categoria e faixa etária de cada atleta na disputa onde serão distribuídos os troféus e as medalhas aos participantes de Lavras e demais cidades na disputa do torneio.

 

A Capoeira, a arte marcial brasileira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, sua história tem início no Brasil há cinco séculos, na época que o território ainda era colônia de Portugal. Ela chegou ao Brasil trazida pela mão-de-obra escrava vinda da África, que servia aos engenhos de cana de açúcar no nordeste brasileiro principalmente. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros.

Eram alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato. Com o passar dos anos e com o fim da escravidão no Brasil em 1888 por decreto da princesa Isabel no período do Brasil Império, a Capoeira foi incorporada a cultura brasileira como esporte, ganhando grande força no Estado da Bahia com o aval dos mestres que então projetaram esta modalidade para todo o Brasil e para o mundo, como Vicente Ferreira Pastinha e Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, entre outros. Hoje a Capoeira é reconhecida em todo o mundo pela sua ginga e dos movimentos de ataque e defesa ao valorizar a democracia dentro de uma roda com a finalidade de interação entre todos os participantes e ser um esporte de luta e entretenimento e ainda servir como bem estar na saúde, tanto na parte física como mental seja através de crianças, jovens e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *